Era um sábado, 09 de junho de 2018, e os usuários do Uber Eats receberam um e-mail informando que o aplicativo de delivery contará com o McDonald’s como um de seus restaurantes parceiros. Agora será possível pedir lanches como BigMac, Big Tasty, Cheddar McMelt, Quarteirão com Queijo sem sair de casa e ainda aproveitar eventuais campanhas de cupons de frete grátis ou ofertas com desconto em alguns itens do menu do McDonald’s no Eats.

A novidade foi um estopim para acirrar a briga entre os principais aplicativos de entrega de comida como Uber Eats, Rappi, Glovo, iFood e Spoon Rocket, pois a Uber passa a disponibilizar o menu do McDonald’s diretamente no aplicativo, otimizando a velocidade de preparo e entrega. O Eats já conta com outras grandes cadeias de restaurantes do segmento como Bob’s e Subway e, ocasionalmente, disponibiliza promoções com alguns itens a preços até menores que os encontrados em uma visita ao restaurante.

O McDonald’s já contava com um serviço de delivery próprio, o Clube da Entrega, mas a parceria com a Uber Eats incrementou o número de pedidos e a região de entrega. O Clube da Entrega atua em algumas regiões de São Paulo, Osasco, Barueri, Guarujá, Rio de Janeiro e Recife. Ao mesmo tempo, aplicativos como a Rappi, que permitem realizar pedidos sob demanda de qualquer coisa em praticamente qualquer lugar da cidade, já disponibilizam indiretamente o McDonald’s através de uma taxa adicional sobre o valor do pedido.

Após inserir um endereço no bairro do Campo Belo, zona sul de São Paulo, no aplicativo Uber Eats, já havia uma loja do McDonald’s com entrega na região. O menu oferece diversas McOfertas, somente com batata grande ou rústica a partir de R$ 28,90, saladas, sanduíches, nuggets ou fritas individuais, além das principais sobremesas e bebidas. Para evitar derramamentos, os refrigerantes e sucos só são vendidos em lata e a água em garrafa de 500ml.

“O Uber Eats combina maior perímetro de entrega, velocidade, promoções em itens do cardápio, cupons de frete grátis e, agora, traz a principal rede de fast food do mundo em seu menu no Brasil para criar um novo capítulo na disputa com seus principais concorrentes visando a preferência do consumidor ao escolher um aplicativo delivery”, ressalta Thiago Rodrigo Alves Carneiro, CEO do marketplace A vida é feita de Desconto, que recebeu a novidade da parceria entre Uber Eats e McDonald’s por e-mail. O marketplace disponibiliza dezenas de cupons de desconto para restaurantes e aplicativos delivery em sua plataforma.

Rappi também disponibiliza o Mc Donald’s na seção restaurantes

Meses depois, a colombiana Rappi passou a disponibilizar a cadeia de restaurantes Mc Donald’s em seu aplicativo por meio de tablets manuseados pelos funcionários que recebem as demandas em tempo real. O usuário pode encontrar praticamente todo o menu do restaurante na Rappi e o pedido é alocado à unidade Mc Donald’s aberta mais próxima do endereço de entrega. Os preços são diferentes dos encontrados em uma visita presencial, mas há a comodidade de não pegar filas intermináveis dentro da loja ou no drive-thru e, para usuários do serviço Rappi Prime, pedidos acima de 20 reais contam com frete grátis. Em alguns casos, promoções das lojas se refletem no menu do aplicativo.

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Autor Thiago Rodrigo Alves Carneiro

Thiago Rodrigo Alves Carneiro, 38, é graduado em Matemática e em Estatística pela USP e sócio-proprietário de A vida é feita de Desconto. Com espírito empreendedor, usa sua inspiração para investir e criar negócios sustentáveis usando a tecnologia, a internet e uma pitada de inovação como forma de ajudar as pessoas a realizarem seus sonhos.

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