Supermercados criam aplicativos com descontos personalizados

Tinha tudo para ser apenas mais uma visita a um supermercado perto de casa para buscar pão francês e frios para o lanche da tarde. De repente, ao lado da gôndola de pão, notamos um banner convidando a instalar um aplicativo que prometia descontos em diversos produtos e pontos no programa de relacionamento da rede de supermercados. Como assim?

Com o celular a tiracolo, pesquisamos, baixamos e instalamos o referido aplicativo e, pasmem, havia 30% de desconto no pãozinho, 40% na mussarela, no presunto e na mortadela. Como criança ganhando doce, clicamos em cada um dos produtos e ativamos o desconto. Foi o suficiente para comprar o dobro do habitual.

A mania dos descontos no Brasil ganha um novo capítulo com os aplicativos de supermercado. Primeiro, em 2010, surgiram os sites de compras coletivas com desconto pra quase tudo. Depois, em 2012, os sites de cupons com códigos de desconto para lojas online e até dinheiro de volta. Agora, em 2017, os aplicativos de supermercados como Extra, Pão de Açúcar e Carrefour prometem popularizar de vez a ideia de pesquisar e usar descontos gratuitamente no dia a dia – nem todos curtem comprar online ou pagar por cupons em sites de ofertas coletivas.

O objetivo de programas de fidelidade e descontos de redes de supermercados é criar “relacionamento, recompensa e reconhecimento”, segundo Viviane Riegel e Marília Leme Asprino Pereira, pesquisadoras da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em um estudo realizado em 2010 com o título Pão de Açúcar Mais: o desafio do relacionamento. Criado em 2000, a iniciativa foi pioneiro em programas do tipo. Apesar das dificuldades iniciais – o programa foi remodelado em 2006 -, a iniciativa obteve mais de 2 milhões de clientes até 2010, um número expressivo, porém sem alcançar os objetivos estabelecidos inicialmente dos três erres. Daí dá para entender porque outras iniciativas demoraram a surgir.

Quais redes já possuem aplicativo e como funcionam?

As bandeiras Extra e Pão de Açúcar, da Companhia Brasileira de Distribuição, já trabalhavam a ideia de pontos por compras como uma forma de fidelizar os clientes no Clube Extra e no Pão de Açúcar Mais, respectivamente, permitindo resgates de 10 a 100 reais após acumular um determinado número de pontos. Geralmente, cada real gasto dá um ponto, mas há produtos com bonificação de pontuação a cada novo panfleto de ofertas. Agora, além dos pontos, o cliente destas redes pode pesquisar e ativar descontos enquanto faz as compras.

Nos aplicativos Clube Extra, válido em no Extra Hiper, Supermercado Extra, Minimercado Extra, Postos Extra, Drogaria Extra e também no site Extra.com.br, e Pão de Açúcar Mais, do Pão de Açúcar, há um novo serviço chamando Meu Desconto em que fornecedores cadastram itens com ao menos 15% de desconto. O cliente pode encontrar pelo menos 30 produtos, divididos em três grupos, que são alterados a cada quinze dias. O primeiro grupo é comum a todos os clientes, o segundo conta com os artigos que o cliente já compra e, por fim, o terceiro traz sugestões de itens que o cliente pode se interessar baseado em outras compras de consumidores com hábitos semelhantes. Os descontos geralmente são um percentual sobre o preço cheio do produto, têm limitação de unidades para compra e prazo de validade.

A rede Carrefour, por sua vez, reagiu à concorrência e esta semana acaba de criar o aplicativo Meu Carrefour, que traz descontos no Hipermercado Carrefour, Carrefour Express, Carrefour Bairro e loja online Carrefour.com.br, onde também será possível comprar alimentos online. Há produtos por toda a loja sinalizados com a etiqueta do programa, com descontos de 10%, que não precisam ser ativados pelo celular para se tornarem válidos. A iniciativa da marca francesa aprimora a experiência anterior de fazer compras e ganhar um vale-desconto impresso e nominal para voltar à loja em um determinado período e resgatar itens específicos com desconto.

A rede Dia, outra bandeira do Grupo Carrefour, já havia proposto um programa de desconto. O ClubDia conta com redução de até 30% em diversos produtos sinalizados na gôndola. Para usufruir dos descontos, o cliente faz o cadastro na loja ou no site do programa e informa o CPF no caixa antes de registrar as compras para economizar. Contudo, não é possível acumular pontos ou obter recomendações personalizadas.

Os aplicativos realmente funcionam?

O site de economia colaborativa A vida é feita de Desconto instalou e testou todos os aplicativos citados. Todos contam com versões para Android e iOS. Após fazer o cadastro em cada aplicativo, é possível acessar os benefícios. O cliente precisa estar atento, seja ao habilitar os descontos – no caso do Extra, Pão de Açúcar e Carrefour -, seja ao se identificar com o CPF antes de registrar a compra.

Contudo, as divergências de preço entre gôndola e caixa também já migraram para os aplicativos. Em quatro das nove compras realizadas houve desconto inferior ao anunciado em alguns produtos. Pão francês, queijo mussarela, refrigerante Fanta Guaraná de 2 litros e o chá Matte Leão de 1,5 litros apresentaram divergências. As compras foram realizadas na semana de 09 a 15 de outubro em filiais da zona sul da capital paulistana.

“Os descontos em aplicativos de supermercado são uma evolução das ofertas de gôndola para usuários com cartão do supermercado ou cadastrados em algum programa de relacionamento, de uma forma muito mais prática e efetiva para os dois lados”, ressalta Thiago Rodrigo Alves Carneiro, sócio-proprietário de A vida é feita de Desconto.

“Para o consumidor, o desconto gratuito está na palma da mão e, para o supermercado, as informações de hábitos de compra são extremamente valiosas para a composição de ofertas, preços e até posicionamento de produtos de forma a aumentar o ticket médio da compra, a satisfação e a recorrência do consumidor em relação às redes que tem esse novo benefício”, completa Carneiro.

Agora só resta saber se a ideia vai, finalmente, vingar entre os consumidores. Nós acreditamos que sim, pela facilidade de uso e pela personalização de itens. E você?

Telas do aplicativo Meu Carrefour no iOS. Descontos são os mesmos para todos os clientes.

Telas do aplicativo Meu Carrefour no iOS. Descontos são os mesmos para todos os clientes.

 

Telas do serviço Meu Desconto no aplicativo Pão de Açúcar Mais no iOS. Existem três tipos de desconto: geral para todos os clientes, personalizados para cada cliente e recomendações de produtos com base em hábitos semelhantes de compra.

Telas do serviço Meu Desconto no aplicativo Pão de Açúcar Mais no iOS. Existem três tipos de desconto: geral para todos os clientes, personalizados para cada cliente e recomendações de produtos com base em hábitos semelhantes de compra.

 

Telas do serviço Meu Desconto no aplicativo Clube Extra no iOS. Existem três tipos de desconto: geral para todos os clientes, personalizados para cada cliente e recomendações de produtos com base em hábitos semelhantes de compra.

Telas do serviço Meu Desconto no aplicativo Clube Extra no iOS. Funcionamento semelhante ao do Pão de Açúcar Mais e possibilidade de acumular pontos para trocar por vale-compras.

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •