Sobre a evolução da tecnologia e conteúdo em ThiagoRodrigo.com.br

Estamos em 2017, onde é muito fácil fazer um site ou blog, pois há gerenciadores de conteúdo como WordPress, Blogger, Drupal ou Joomla e ferramentas como Wix, Google Sites, Tumblr e Google Sites que praticamente produzem sites sozinhos, bastando um punhado de textos e de conteúdos. Entretanto, em 1999, quando comecei a fazer este site pessoal hospedado inicialmente no IME-USP, as coisas não eram exatamente assim e a tarefa usava um pouco de HTML, PHP e JavaScript.

  1. Histórico
  2. Tecnologias e softwares utilizados

Histórico. De um site pessoal para aulas de Matemática e, hoje, um serviço gratuito de cupons de desconto.

A ideia de um site pessoal

Desde 1999, quando eu comecei a desenvolver websites na teia do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo  (IME-USP), era visível a necessidade de construir um website pessoal pela necessidade e vontade de divulgar o meu trabalho e a curiosidade no retorno que isso poderia dar. A ideia amadureceu aos poucos e precisava ser implementada com cuidado e capricho pois eu queria criar uma página web que fosse um retrato fiel do meu trabalho.

Em outubro de 1999 foi ao ar a primeira versão deste site, hospedada no IME-USP, com poucas seções e destinado primordialmente a divulgação de serviços de criação de páginas e aulas particulares. Houve um bom e inesperado retorno, servindo de estímulo para empreender mais tempo cuidando da página. O site passou por uma primeira reformulação no final de 2001, quando ganhou uma estrutura mais profissional, isto é, uma página de entrada com informações pessoais e algumas categorias de informações e serviços (assuntos pessoais, serviços prestados, interação). Novamente o público aceitou bem as mudanças e o número de acessos cresceu linearmente, tanto em contratos de serviços quanto em colaborações.

Primeiros Domínios .COM.BR

O aumento das ofertas de serviço e do número de visitantes exigia uma solução mais profissional e tudo convergia para a adoção de domínios .com.br registrados no Registro.br. Em julho de 2003 reservei os primeiros domínios e no dia do meu aniversário, em 28 de outubro de 2003, nasceu o domínio THIAGORODRIGO.COM.BR, na época o meu site pessoal e profissional. Juntamente com este domínio foram adquiridos os domínios AULASDEMATEMATICA.COM.BR e AULASDEESTATISTICA.COM.BR, para aulas particulares de Matemática e Estatística, respectivamente. Ou seja, o site passava a contar com a credibilidade de um domínio .COM.BR.

As aulas particulares captadas através do AulasdeMatemática.com.br

Inicialmente, as informações sobre as aulas particulares ficavam misturadas com o meu website pessoal, o que não era muito recomendável. Em 28 de fevereiro de 2006 nasceu o AulasdeMatemática.com.br, o braço direito do meu site pessoal, com informações completas sobre as aulas particulares de Matemática, Estatística e Matemática Financeira que eu ofereci no período até dezembro de 2012.

A presença do AulasdeMatemática.com.br no segmento de aulas de Matemática, Estatística e Matemática Financeira na internet tornou-se bastante significativa nos anos seguintes. O site ocupou por vários anos o primeiro lugar do Google e de outros importantes buscadores em praticamente todas as buscas sobre aulas particulares e professor particular para estes assuntos. Ainda assim, melhorar o que funciona bem é importante para manter os bons resultados e, neste sentido, foram criados os domínios AULADEMATEMATICA.COM.BR, PROFESSORDEMATEMATICA.COM.BR, AULADEESTATISTICA.COM.BR, PROFESSORDEESTATISTICA.COM.BR e ANALISEESTATISTICA.COM.BR, além de todas as extensões .COM e .NET, preenchendo todas as principais possibilidades de domínios para os serviços que ofereço.

O Aulas de Matemática ainda é um site feito basicamente em HTML, PHP e MySQL, com um template em PHP e inserção de conteúdo por arquivos-texto. Devo mudar isso nos próximos meses, ainda em 2017. Funcionou e ranqueou bem para captação de aulas por mais de uma década e só caiu nas buscas do Google quando nasceram o Profes e alguns professores concorrentes passaram a anunciar no AdWords ou comprar links.

Oportunidades de monetização de sites nos anos 2000

A partir de fevereiro de 2005, os sites THIAGORODRIGO.COM.BR e AULASDEMATEMATICA.COM.BR ganharam o primeiro serviço externo com a busca através do Google. Esta abertura permitiu que a partir de 13 de julho de 2006 o site começasse a contar com a publicidade contextual do Google AdSense e com a busca também monetizada por este programa. O programa Google AdSense, gerenciado pelo Google, mostrou-se uma solução simples, rápida e eficaz de publicidade, com anúncios relevantes baseados no conteúdo do site e que dá retorno através de buscas e cliques nos anúncios relacionados. O retorno publicitário representou algo em torno de US$ 100 dólares mensais até o final de 2012, suficientes para cobrir todos os custos de manutenção e hospedagem da página.

O sucesso do Google AdSense me fez abrir a mente para encontrar novas parcerias e, durante os anos seguintes, estimo que algo em torno de US$ 30 mil foram obtidos desta forma, até o declínio do AdSense a partir de 2016.

A segunda parceria, a partir de janeiro de 2007, foi o Hotwords, que insere links nos textos da página com publicidade contextual. O retorno era razoável, ainda mais considerando que ele não “canibaliza” a publicidade do Google AdSense pelas diferenças entre os dois formatos. Depois, surgiu a Spider.Ad, uma solução alternativa ao Hotwords mas que rentabiliza melhor.

A terceira parceria foi com o Submarino, a partir de junho de 2007. Ao inserir banners e criar links para produtos vendidos no site do Submarino é possível ganhar uma comissão de até 8% nas vendas iniciadas a partir do meu site.

A quarta parceria, iniciada em julho de 2007, foi com o Buscapé / Lomadee. No Buscapé é possível fazer a comparação de preços de qualquer tipo de produto e o ganho do site ocorre através de cliques nos banners do Buscapé ou de cliques no link de comparação de preços de um produto seguido de clique para alguma das lojas que ofereça o produto.

Embora o dinheiro extra obtido principalmente com o AdSense construísse alguma poupança, nenhuma parceria era capaz de trazer ganhos que permitissem sobreviver por conta própria. Monetizar conteúdo na web é geralmente uma tarefa que depende de um grande volume de tráfego para obtenção de receita com impressões e cliques em mídia display e links de texto. Entretanto, há nichos onde a monetização é realizada por ações de venda, cadastros e downloads onde o seu conteúdo deixa de ser uma publicação quase gratuita de texto rezando por um clique em publicidade para se tornar o objetivo de informação do seu usuário, gerando naturalmente interesse, cliques e vendas em um modelo de marketing por performance onde sua receita é um valor percentual ou fixo sobre uma compra ou um pagamento por cadastro.

Os programas de afiliados e a monetização com comissões por vendas de ecommerce

A partir de outubro de 2012, o meu “blog” em BLOG.THIAGORODRIGO.COM.BR ganhou o nome de A vida é feita de Desconto e começou a divulgar cupons de desconto, ganhando comissão por venda/ação (CPV ou CPA) de alguns programas de afiliados já mencionados como Lomadee e Afiliados Submarino, atualmente junto com Americanas e Shoptime em Afiliados.com.br. Também fiz parcerias com outros programas de afiliados ao longo do tempo, como AfilioZanoxNetAffiliationEffiliationPublic-IdeesConfilioGlispaDGMax Interactive, Comission Junction e Link Share, dentre outras.

Enquanto o site pessoal continuava com conteúdo pessoal, o “blog” crescia exponencialmente em monetização com as principais lojas online do país, principalmente em varejo, esporte, perfumaria e moda. Com comissões de até 16% por venda, bastava ranquear no Google e vender para obter receitas em um negócio escalável.

A vida é feita de Desconto usou uma plataforma B2Evolution, primeiramente com o tema Mystique e, depois, com uma adaptação do tema Mexin da ThemeForest. O B2Evo é um gerenciador de conteúdo combinando PHP orientado a objetos com MySQL que, mesmo sem grande apelo visual, perdurou como o content engine do meu site de cupons de desconto até alguns dias antes do Black Friday em 2016.

Por força da desapropriação sofrida pelo Metrô no imóvel da Av. Vereador José Diniz, 2804, no início de 2013 eu parei de dar aulas particulares e comecei a me dedicar a atividade de empreendedor digital, divulgando cupons de desconto de centenas de lojas virtuais, o que resultou em um negócio escalável e menos sazonal que as aulas particulares. O primeiro negócio que verdadeiramente era um negócio do ponto de vista de administradores e economistas.

Nos primeiros meses de 2017, o marketplace A vida é feita de Desconto chegou a 800 lojas online, centenas de milhares de fãs no Facebook e milhões de usuários em uma comunidade atenta a cupons de desconto, promoções e dicas de economia colaborativa. É a soma do que há de melhor em códigos promocionais e conteúdo para economizar e brigar pelos seus direitos no cotidiano.

Tecnologias e softwares utilizados

Vários softwares e linguagens são utilizados no desenvolvimento e funcionamento deste site, conforme você pode conferir abaixo:

  • Linguagens de formatação e descrição de documento: HTML 4 e 5 (Hyper Text Markup Language) e CSS 2 e 3 (Cascading Style Sheets).
  • Hospedagem, Servidor HTTP, scripts dinâmicos e banco de dados: Servidor Web Apache 2, web scripting com PHP 5 (Hypertext PreProcessor), banco de dados MySQL 5 gerenciado via PHPMyAdmin 3, primeiro com o Jefferson Midei na JMWeb, depois na KingHost e, finalmente, em um servidor dedicado m1.large na Amazon Web Services em São Paulo/SP.
  • Edição de imagens, vídeos e documentosAdobe Photoshop, Adobe Acrobat Profissional.
  • Edição de textoEdit Plus 3.
  • Conexão: internet banda larga Virtua 60MB, cliente FTP/SFTP File Zilla, cliente SSH Putty.
  • Scripts PHP/MySQL: blog da b2evolution, fórum de discussãoPHPbb. As demais soluções são caseiras.
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Autor Thiago Rodrigo Alves Carneiro

Thiago Rodrigo Alves Carneiro, 38, é graduado em Matemática e em Estatística pela USP e sócio-proprietário de A vida é feita de Desconto. Com espírito empreendedor, usa sua inspiração para investir e criar negócios sustentáveis usando a tecnologia, a internet e uma pitada de inovação como forma de ajudar as pessoas a realizarem seus sonhos.

Mais posts por Thiago Rodrigo Alves Carneiro

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.