Minhas manhãs começam mais alegres com um Mochaccino Canela ou Mocha de Nescafé Dolce Gusto. É uma delícia, seja pela espuma e cremosidade, seja pela satisfação de não consumir tantas calorias quanto um copo de leite com Toddy ou Ovomaltine.

Em casa e nos escritórios nós temos máquinas da Dolce Gusto e um estoque de cápsulas geralmente compradas em uma dessas costumeiras promoções encontradas em mercados como Carrefour ou Pão de Açúcar ou em atacarejos como Atacadão ou Sam’s Club, certamente a menos de R$ 20 e, em alguns casos, menos de R$ 15 a caixa com 16 unidades.

Toda caixa de cápsulas de Nescafé Dolce Gusto, no Brasil e no mundo, vem com um código alfanumérico de 12 dígitos impresso no lado interno de uma das laterais ou tampa superior, o qual pode ser resgatado no site de nescafe-dolcegusto.com.br após fazer o login com seu e-mail e senha ou criar uma nova conta de usuário. Cada código dá um determinado número de pontos: 10 pontos nas clássicas caixas de 16 cápsulas, 5 pontos nas caixas com 10 cápsulas ou 15 pontos nas caixas com 30 cápsulas, além de 50 ou 100 pontos nas caixas Do Seu Jeito montadas na loja online da Dolce Gusto com 50 ou 100 cápsulas, respectivamente. Os pontos têm validade de doze meses.

Você pode resgatar uma caixa de 16 cápsulas a partir de 220 pontos ou, nos cafés de origem, a partir de 250 pontos. Lixeiras, porta cápsulas e até xícaras que são vendidas como acessórios exclusivos da marca podem ser resgatadas a partir de 350 pontos. Sim, o resgate já passou por uma inflação em relação aos originais 200 pontos de quando eu experimentei pela primeira vez um café com chocolate preparado em uma Dolce Gusto Melody, minha primeira máquina, manual e com um reservatório imenso.

Ontem, durante uma manhã de um domingo qualquer no meio de uma pandemia de coronavírus, me dei ao trabalho de reunir 25 caixas de cápsulas vazias e resgatar uma a uma em uma “operação” de quarenta e cinco minutos. Com um saldo de 60 pontos da última sessão de resgate e compras realizada há alguns meses atrás, consegui validar 19 códigos (76% do total) e aumentar meu saldo para 250 pontos. Infelizmente não há mais as generosas caixas de Mocha com 20 pontos.

Para uma família de duas a três pessoas, com o consumo típico de duas a quatro cápsulas por dia em múltiplos locais, podemos imaginar cerca de mil cápsulas por ano. Algo como um brinde de 600 pontos, desde que o código funcione e desde que você não deixe pontos a expirar – resgate várias juntas, o prazo de expiração só conta quando você informa o código no site.

A pergunta que fica para mim e, talvez, para você é: compensa ter todo o trabalho de digitar código por código e juntar uma pilha de caixas para obter o equivalente para, na melhor das hipóteses, resgatar três caixas por ano e ainda pagar frete? Sinceramente, tenho muitas dúvidas. Ainda que o fabricante não tenha obrigação de dar mimos – você não ganha pontos ao consumir achocolatados Toddy ou Nescau, latas de ervilha ou milho, pacotes de pão ou salgadinhos Elma Chips -, o trabalho do resgate é uma tarefa medieval em um mundo com QRCode e códigos de barras escaneáveis. Isso sem falar em quatro xícaras que eu tinha direito há alguns anos atrás e um erro no site garfou, o que levou a uma revolta generalizada de fãs e bloqueio de meus comentários na página do Facebook da Dolce Gusto.

Os fãs de Nescafé Dolce Gusto encontram na loja online brasileira alguns sabores exclusivos, acessórios estilosos para exibir ou consumir sua bebida predileta com mais glamour e “preços de tabela” geralmente maiores que os varejistas convencionais. Com exceção da Black Friday, dos combos de cápsulas ou das ações promocionais de campanhas de cápsulas a um real para montar caixas personalizadas, o site da marca é a opção mais cara para comprar as bebidas ou máquinas e, em alguns casos, ainda temos de pagar o frete.

Com algumas dicas e otimizações que elencamos abaixo, o programa pontos de fidelidade Dolce Gusto pode até ficar atrativo! Confira as recomendações de A vida é feita de Desconto para pessoas ou famílias que consomem ao menos um café por dia.

  • Resgate vários códigos de uma só vez, o suficiente para somar pontos que permitam ao menos resgatar uma caixa de cápsulas. Os pontos tem validade e eu já perdi uns 30% dos pontos só para resgatar e tirar a caixa vazia da minha frente.
  • Aproveite as ações de frete grátis, combos de caixas de cápsulas, cápsulas avulsas por um real e ações como a Semana de Black Friday e o Dia do Consumidor para obter um preço justo em suas bebidas na loja virtual da Nescafé Dolce Gusto.
  • Junte códigos de amigos ou vizinhos em uma só conta para resgatar mais facilmente e até atingir valores de compras que isentem o frete.
  • Use os resgates em sabores exclusivos ou nos acessórios, pois esses itens você não vai encontrar mais barato por aí.
  • Pesquise por cupom de desconto Dolce Gusto ou confira as ações promocionais que A vida é feita de Desconto tem na página de cupons da marca.

Espero que você consiga otimizar as suas compras e resgates de pontos de fidelidade de Dolce Gusto com as minhas dicas. É difícil não tomar um Mochaccino Canela, Mocha, Nestea ou chás Nature’s Heart de manhã ou durante aquela pausa. E, caso você tenha poucas caixas que não vá usar e queira me presentear alguns códigos, me envie pelo WhatsApp no rodapé do site.

Thiago Rodrigo Alves Carneiro, 41, é graduado em Matemática e em Estatística pelo IME-USP e sócio-proprietário de A vida é feita de Desconto. Com espírito empreendedor, usa sua inspiração para investir e criar negócios sustentáveis usando a tecnologia, a internet e uma pitada de inovação como forma de ajudar as pessoas a realizarem seus sonhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.