Entender a política de precificação e cupons de desconto das maiores lojas do país pode ajudar a economizar mais comprando o produto certo na loja ou grupo de lojas correto. Sim, há lojas com preços e códigos promocionais melhores para algumas categorias de produtos em comparação a outras marcas que vendem o mesmo produto.

As doze maiores lojas de varejo online do Brasil trabalham tanto com itens vendidos e entregues por elas mesmas quanto com produtos vendidos por lojistas parceiros. Os artigos que elas anunciam, mas são vendidos e/ou entregues por outras lojas, constituem o chamado marketplace e isso impacta diretamente as regras de uso de códigos de cupom.

A pergunta mais recorrente no atendimento de A vida é feita de Desconto é por cupons que funcionem no site inteiro ou que dêem algum benefício em produtos do marketplace. A margem da loja nos itens que ela mesmo vende tende a ser maior ou mais flexível que em itens onde o seu lucro é parte do lucro do lojista parceiro.

A ideia geral das marcas ao criar o formato de venda de marketplace é aumentar o sortimento de itens da marca, fornecer uma competição de lojistas que pode trazer preços menores e trazer a experiência de lembrança de marca ao adquirir mais itens em um só lugar

Para ilustrar as considerações a seguir, considere os conglomerados que medem forças no e-commerce estão estruturados conforme os grupos abaixo. Além da nossa própria experiência em A vida é feita de Desconto, buscamos conhecimento adicional disponível no ranking de marketplaces do Brasil em 2021.

  • Via Varejo, agora Via: Casas Bahia, Ponto e Extra;
  • B2W: Americanas, Submarino, Shoptime e Sou Barato;
  • Magazine Luiza;
  • Amazon;
  • Mercado Livre;
  • Fast Shop; e
  • Carrefour.

Há outros conglomerados importantes presentes no comércio eletrônico brasileiro, dentre os quais podemos citar:

  • Magazine Luiza, com lojas de diversos segmentos que incluem a Magalu, a Netshoes, a Zattini e a Shoestock;
  • Whirpool, com as lojas de fábrica de eletrodomésticos e eletroportáteis da Brastemp, Consul e Compra Certa;
  • Grupo Boticário, com itens de perfumaria, maquiagem e beleza de O Boticário, Eudora, Quem Disse Berenice?, Vult, Beauty Box e Beleza na Web;
  • Natura & Co, com Natura, Avon, The Body Shop e Aesop, esta última não presente no Brasil;
  • Grupo SBF, com a Centauro e a Nike;
  • Grupo AFeet, com Authentic Feet, Artwalk, Magic Feet e algumas lojas físicas da Nike Store;
  • Global Fashion Group (GFG), com os e-commerces de moda da Dafiti, Kanui e Tricae;
  • Cia. Hering, com as lojas da Hering, Hering Kids, Dzarm e Puc;
  • Malwee, com as marcas de moda da Malwee, Malwee Kids, Enfim, Carinhoso e Zig Zig Zaa;
  • AMC Têxtil, com as grifes de roupas da Colcci, Forum, Triton, Sommer e Coca-Cola Clothing;
  • Grupo Lunelli, com as marcas de roupas da Lez a Lez, Lunelli, Lunender, Fico, Alakazoo, Graphene e Hangar 33; e
  • Coteminas, com produtos de cama, mesa, banho e decoração da Artex, Santista e MMartan.

Agora que você já conhece os principais grupos de varejo presentes no Brasil e o que é comprar da própria loja ou via marketplace, vamos te explicar como funciona a política de precificação e de uso de cupons para produtos da própria loja e para artigos vendidos pelos parceiros.

Política de preços, cupons e marketplace da Via Varejo

As lojas da Via Varejo costumam ter preços semelhantes nos produtos vendidos por elas mesmas e não é comum encontrar produtos de uma marca dentro de outra (por exemplo, o Extra vender um item da Casas Bahia). Há campanhas específicas onde itens pontuais como celulares, TVs e eletrodomésticos podem ter um preço mais agressivo, conforme o público de cada marca. O marketplace da Via é um dos mais fortes do varejo nacional e podemos encontrar até produtos do Carrefour e da Fast Shop lá dentro.

As ações de cupons de desconto para a Via Varejo incluem cupom exclusivo de até 5% de desconto em todos os produtos vendidos e entregues pelas próprias lojas e cupons sazonais para listas de produtos temáticos vendidos por lojistas parceiros. Ainda há listas especiais de produtos do próprio estoque com até 30% de desconto, que às vezes temos ou que o usuário recebe através de notificações de aplicativo, e-mail, banners em outros sites e redes sociais.

O Ponto, novo nome do Ponto Frio, é uma marca focada em tecnologia e inovação. O Extra já é uma marca que enfatiza produtos para casa e uso diário, em linha com os Hipermercados Extra. A Casas Bahia, principal bandeira do grupo Via Varejo, tem um viés mais popular, enfatizando móveis, eletro-eletrônicos mais vendidos e a necessidades de famílias de todas as classes.

Política de preços, cupons e marketplace da B2W

Há diferenças significativas no preço dos produtos na Americanas, Submarino e Shoptime, pois cada marca tem um público-alvo. No início da operação de marketplace da B2W era difícil encontrar cupons para marketplace. Atualmente, os cupons que não são de categorias e listas possuem poucas restrições, sendo possível utilizá-los em itens do estoque das próprias lojas e em itens de parceiros, mas nunca em giftcards, por exemplo.

A Americanas é a principal bandeira da B2W e, pela forte presença da marca em lojas físicas da Lojas Americanas por boa parte do Brasil, tem como proposta vender de tudo e para todo mundo, incluindo um foco em mercado e guloseimas que a Casas Bahia não possui. A Sou Barato é o outlet do grupo, com foco em itens reembalados, ponta de estoque e produtos internacionais que estão fazendo sucesso. O Submarino é a marca focada em cultura, tecnologia e inovação, fazendo um papel parecido com o Ponto e com a vantagem de também vender livros best sellers como ninguém. O Shoptime, por sua vez, é a marca de eletrodomésticos, eletroportáteis, cama, mesa, banho, cozinha, utilidades domésticas e necessidades da vida diária, com foco nas marcas próprias La Cuisine, Fun Kitchen, Casa e Conforto e Lifezone.

Política de preços, cupons e marketplace da Amazon

A Amazon começou no Brasil vendendo livros do estoque próprio e, algum tempo depois, implementando o marketplace para todo o restante do sortimento. Os cupons da Amazon estão em uma central de cupons do site e geralmente valem para produtos específicos.

A Amazon é uma loja onde podemos comprar de tudo, voltada para ofertas de ocasião, praticamente imbatível em livros e com uma logística impecável para quem tem o Amazon Prime. Aliás, o Amazon Prime não te dá só frete grátis, como também filmes, séries e vídeos no aplicativo homônimo por um preço bem melhor que qualquer outro serviço de streaming.

Política de preços, cupons e marketplace da Magalu

A Magazine Luiza não é uma loja com muitos cupons e boa parte deles são para os clientes ouro, ou seja, aqueles que comparam três ou mais vezes nos últimos doze meses com a marca.

Assim como suas concorrentes, a Magalu trabalha com itens do estoque próprio e o marketplace, que é considerado o mais forte do varejo nacional e ajudou a impulsionar as operações do seu e-commerce para se tornar a companhia de capital aberto mais valiosa no segmento de varejo da B3. A forte digitalização das operações, a logística e a variedade de produtos e lojistas trouxeram a Magalu para um patamar acima da concorrência.

Thiago Rodrigo Alves Carneiro, 41, é graduado em Matemática e em Estatística pelo IME-USP e sócio-proprietário de A vida é feita de Desconto. Com espírito empreendedor, usa sua inspiração para investir e criar negócios sustentáveis usando a tecnologia, a internet e uma pitada de inovação como forma de ajudar as pessoas a realizarem seus sonhos.

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