Perfil do usuário mobile, cupom de desconto e o e-commerce no Brasil

A cada ano que passa os especialistas em e-commerce dizem que os usuários mobile serão o futuro das compras on-line. Aliás, esses especialistas até já cravaram o ano que isso iria acontecer: primeiro, em 2016 e, agora, em 2017. Ainda que se demonstre o crescente peso da experiência mobile na jornada de compra do consumidor, mesmo que o pedido ainda seja finalizado pelo computador, há números bastante divergentes sobre diversos aspectos relacionados aos usuários que usam dispositivos móveis em suas compras virtuais.

Os diversos relatórios sobre hábitos dos usuários de e-commerce que vimos até hoje utilizam amostras que consideramos viesadas para um estudo realmente confiável e definitivo sobre hábitos de navegação e compra de consumidores usando dispositivos móveis, uma vez que cada loja tem os seus números e o eBit possui uma pequena parcela transversal de todo o mercado que responde suas pesquisas de satisfação. Neste contexto, acreditamos ser relevante contribuir para o mercado com a análise dos dispositivos utilizados para concretizar as compras e dos dispositivos utilizados na jornada do consumidor sob a visão de um marketplace de cupons de desconto, um dos mais importantes canais de vendas on-line atualmente.

Os dados a seguir foram obtidos de um dos maiores sites de cupons de desconto para e-commerce do Brasil, A vida é feita de Desconto, com mais de seis milhões de usuários únicos no período de janeiro de 2015 a dezembro de 2016. A vida é feita de Desconto tem uma base de usuários com cerca de um oitavo de toda a população brasileira que já comprou on-line ao menos uma vez e representam uma boa amostra para compreender o comportamento e a conversão multi-telas da população de e-consumidores no Brasil.

Usuários e Dispositivos de Navegação na Pesquisa por Cupons de Desconto e Compras em Lojas Virtuais
Percentual sobre o total de usuários da amostra considerada.
Dispositivo / Grupo 2015 2016
Pesquisa de Cupons em Celulares e Smartphones 18,9% 33,9%
Pesquisa de Cupons em Tablets 3,3% 2,4%
Pesquisa de Cupons em PC 77,8% 63,7%
Compras On-line em Celulares e Smartphones 2,9% 6,5%
Compras On-line em Tablets 1,2% 0,9%
Compras On-line em PC 95,9% 92,6%

Constatamos um crescimento relativo de 79,3% no uso de dispositivos móveis para pesquisar por cupons de desconto entre 2015 e 2016, considerando que 18,9% dos usuários em 2015 e 33,9% em 2016 escolheram pesquisar e obter códigos promocionais a partir de um celular ou smartphone. Entretanto, pesquisar cupons não significa comprar logo em seguida na loja. Em 2016, 6,5% dos usuários compraram usando um smartphone, um número 124% maior que os 2,9% de 2015. Apesar dos números tímidos, há um crescimento exponencial em pesquisa de códigos e finalização de compras usando o próprio celular.

Ou seja, a conversão em mobile cresce mais rapidamente que a adoção, revelando um aumento da conversão no processo de pesquisa de cupons e compra na loja no comparativo do último com o penúltimo ano. Estes dados revelam que, no comparativo de conversão multi-telas, enquanto a pesquisa pode ocorrer em qualquer momento do dia no mobile ou no computador, a compra tende a ser feita em um segundo momento, priorizando o computador ou notebook na hora de colocar os dados do cartão de crédito.

Historicamente, tínhamos dois perfis de uso: o usuário que eventualmente pesquisava um cupom no mobile e raramente fechava no mesmo dispositivo e o usuário que pesquisa cupons e compra somente pelo computador.

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