Enquanto os preços das caixas sobem bem acima da inflação, caixas de 400g agora são apenas 300g nas marcas Nestlé e Garoto e Lacta agora trabalha com apenas 332g, considerando as maiores caixas de bombons sortidos de cada marca.

A republiqueta das bananas e dos chocolates constatou que há grandes empresas de alimentos que viraram amigas do povo: preocupadas com a saúde da população brasileira, Garoto, Lacta e Nestlé resolveram diminuir mais uma vez quantidade, qualidade e a variedade de bombons sortidos em suas caixas de especialidades.

Em janeiro de 2015, a Mondelez reduziu a caixa de bombom Lacta de 378g para 332g e Garoto e Nestlé reduziram o peso de 400g para 355g em 2014 e, agora, para apenas 300g, culminando com 25% a menos de peso em apenas dois anos. Além da redução de peso, nota-se uma clara redução de variedade e qualidade do sortimento de bombons em todas as marcas: os bombons nobres Ouro Branco, Sonho de Valsa, Lancy, Laka, Diamante Negro e Amandita na caixa da Lacta, Alpino, Galak e Suflair na seleção da Nestlé e Serenata de Amor, Batom e Mundy na caixa da Garoto quase desapareceram das caixas, dando lugar a novos lançamentos e bombons de amendoim, frutas ou desconhecidas invenções que ficam para o final da caixa.

O que diz o Código de Defesa do Consumidor?

O Código de Defesa do Consumidor não proíbe a prática de reduzir o peso ou o tamanho de um produto, mas ela deve ser avisada durante um período estabelecido de tempo na embalagem para informar o consumidor que, na prática, muitas vezes só se dá conta quando abre a caixa e vê menor quantidade e variedade de bombons que o habitual, conforme determina a Portaria 81/2002 do Ministério da Justiça.

O maior problema nem chega a ser a redução de peso, mas a manutenção ou aumento do patamar de preços de todas as caixas: há cerca de dois anos, era fácil comprar caixas de especialidades a R$ 5 a R$ 6 e, hoje, o preço varia entre R$ 8 e R$ 10, isto é, um aumento mínimo de 33% considerando só o valor da caixa e superior a 50% considerando a relação de preço por quilo de chocolate.

Consumidores argumentam nas redes sociais que acabou a alegria de abrir uma caixa de bombons pois não encontram mais Alô Doçura, Nougat, Rum, Sedução, Torrone, Confeti, Diamante Negro, Laka, Shot, Mundy – esse só sobrou o Mousse -, ainda que alguns outros bombons para “compor a caixa” como Caribe, ItCoco e Surreal – este último com status de bombom-estrela da caixa – também tenham sumido. Atualmente, caixas de bombom tem muito preço e pouco glamour, status conquistado pelos fãs que cresceram abrindo ansiosamente uma lúdica e romântica caixa de bombons comprada ou dada de presente por alguém especial.

O que as marcas dizem sobre a redução do peso da caixa de bombons?

O cenário atual do mercado de chocolates nacional parece trazer um dilema para as grandes marcas: qual o público que irá comprar as suas caixas de especialidades e qual o perfil de consumo de chocolates em meio às preocupações crescentes com saúde e bem-estar?

A justificativa mais comuns das marcas para reduzir a gramatura da sua caixa de bombom é a mudança de perfil de consumo e o acompanhamento das ações adotadas pelos concorrentes. Há quem comente também a necessidade de preservar o preço do produto em um ambiente inflacionário.

Chocolates Importados

Quando o dólar estava na cada de R$ 3 a R$ 4, chocolates importados de marcas como Lindt, Perugina, Godiva, Milka, Toblerone e KitKat – estes três últimos produzido no Brasil – eram acessíveis a diversas classes sociais; atualmente, com o dólar acima de R$ 5 e os chocolates importados novamente caros, há uma nova necessidade de adequação destes produtos pelas fabricantes como uma necessidade de mercado.

Ofertas de Caixas de Bombons

A ideia para este artigo surgiu em um recente cupom Submarino com 10 caixas de bombons Garoto a R$ 59,90, um preço bem abaixo do mercado. Apesar da oferta tentadora, consumidores em grupos de promoções nas redes sociais criticaram o sortimento atual das marcas e poucos se sentiram animados a comprar.

Submarino e Americanas são dois dos maiores vendedores de caixas de bombons online no Brasil. Você pode conferir as caixas de bombom em oferta na Americanas.com ou as promoções de caixas de bombom no Submarino. Os preços variam muito, todos os dias. Tente comprar kits com duas, quatro, cinco ou dez caixas caso vá presentear para obter um preço melhor.

4 COMENTÁRIOS

  1. Acho um absurdo isso de redução de peso , isso de preocupação com a saudade e blá blá blá ,e conversa fiada , o negocio deles e super-faturar nas costas do consumidor ,e para ajudar o desenvolvimento pela coisa,o povo compra mesmo sem se importar com peso preço etc…devemos nos manifestar e diminuir a compra também , alias já que o plano e ir diminuindo ,vamos diminuir também na compra e assim fica todos felizes. cara curti seu post ,abraço .

  2. Eu tô revoltado pois até 2009 vc sentia vontade de comprar caixas de chocolates hj vc não tem mais pois os bons chocolates sumiram principalmente da garoto tô revoltado #queremos de volta

  3. A empresa vai fazer o que puder para sobreviver no mercado ou lucrar o máximo possível e o que vai impedi-la de abusar do consumidor é a livre concorrência e o poder de escolha do consumidor. Querem culpar alguém, culpem essa porcaria de governo que não para de imprimir dinheiro, gerando mais e mais inflação e colocando tanto imposto em tudo, o que acaba com qualquer possibilidade de existir uma concorrência. Enquanto o povo não aprender isso, nada vai melhorar e vamos continuar a ser feitos de trouxas como consumidores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.