Nestlé e Garoto param de fabricar Serenata de Amor, Chokito e Lollo

Desespero e comoção entre os internautas nos últimos dias por uma triste notícia que abalou o mundo dos chocólatras: Nestlé e Garoto não poderão mais fabricar bombons como Serenata de Amor, Chokito, Lollo, Sensação e outros nomes mantidos em segredo. A notícia bombástica, sem sabor de chocolate para muitos fãs, foi dada pelo colunista Lauro Jardim do jornal O Globo.

O motivo para esta decisão drástica é a finalização da compra da Garoto pela Nestlé, um processo que se arrasta desde 2002. Em 2004, o Conselho de Administração e Desenvolvimento Econômico (Cade), órgão antitruste brasileiro, vetou a transação entre as gigantes da indústria de chocolate alegando forte concentração econômica do setor – Nestlé, com 34%, Lacta, com 33% e Garoto, com 24%, detinham juntas mais de 90% do mercado brasileiro à época da tentativa de fusão.

A negociação de compra já dura 15 anos, foi suspensa pela justiça em 2005 e precisa ser concluída até outubro de 2017. Enquanto o negócio não é finalizado, Nestlé e Garoto precisaram manter seus ativos separados. Para concretizar a fusão, o Cade obrigou às duas fabricantes a retirar do mercado ou vender dez marcas de propriedade da Nestlé e Garoto a outros fabricantes, que poderão descontinuá-los ou alterar nome, embalagem, fórmula e até o sabor de produtos consagrados no mercado de bombons.

A Lacta, da Mondelez, poderia ser uma das empresas cotadas a comprar as marcas, mas ao se confirmar a proibição de que uma empresa de grande porte adquira esses rótulos, Hershey’s e Arcor são dois dos possíveis destinos dos chocolates preferidos por muita gente.

“Tirar o Serenata de Amor das prateleiras e manter Ouro Branco e Sonho de Valsa, ambas da Lacta, forçará à Nestlé a criar um novo bombom para concorrer com este expressivo segmento de vendas”, acredita Thiago Rodrigo Alves Carneiro, empresário e chocólatra assumido.

  • 295
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    295
    Shares

Autor Thiago Rodrigo Alves Carneiro

Thiago Rodrigo Alves Carneiro, 38, é graduado em Matemática e em Estatística pela USP e sócio-proprietário de A vida é feita de Desconto. Com espírito empreendedor, usa sua inspiração para investir e criar negócios sustentáveis usando a tecnologia, a internet e uma pitada de inovação como forma de ajudar as pessoas a realizarem seus sonhos.

Mais posts por Thiago Rodrigo Alves Carneiro

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.