A Uber é um serviço de transporte individual de passageiros que ajudou a mudar a forma como as pessoas se deslocam nas grandes e médias cidades do Brasil onde está presente por oferecer um serviço melhor e, principalmente, mais barato. O usuário pode facilmente solicitar uma viagem com poucos toques na tela de um celular e, em poucos minutos, ter um carro à sua disposição. Entretanto, o que muitos usuários desconhecem é que, com algumas dicas simples, é possível viajar de Uber pagando ainda mais barato ou até de graça e, quem sabe, nem precisar mais ter os altos custos de manter um carro próprio.

Use Códigos Promocionais Uber

Cada usuário tem o seu e vários sites de cupons disponibilizam um. Ao instalar o aplicativo, o usuário ganha até R$ 20 de desconto para uma ou duas viagens usando um cupom de desconto Uber de outro usuário ou de algum site de cupom. Ao mesmo tempo, na opção Viagens com Desconto, o usuário pode compartilhar seu próprio código e, quando alguém instala o aplicativo usando esse código, tanto quem indicou quanto quem usou ganha um desconto de até 20 reais. Indicando usuários de forma recorrente, muitas viagens podem sair mais baratas ou gratuitas. Dá até para indicar motorista e ganhar dinheiro também, neste caso depositado em conta bancária.

Na opção viagens com desconto você obtém o seu código de compartilhamento para ganhar viagens com a Uber.
Na opção viagens com desconto você obtém o seu código de compartilhamento para ganhar viagens com a Uber.

Saber como é calculada a tarifa Uber

No começo da operação, a tarifa era estimada e seu valor conhecido somente ao final da viagem. Hoje, a partir de um trajeto pré-definido pelo aplicativo que otimiza o tempo de deslocamento (e não a distância), a tarifa é definida antes da viagem e só muda de valor maior caso hajam desvios no trajeto ou um caminho diferente do sugerido pelo aplicativo seja realizado.

A tarifa é composta por um valor base de chamada, o preço por quilômetro rodado e o preço por minuto de deslocamento, com um preço final mínimo fixado para compensar o motorista pelo deslocamento e atendimento; há uma taxa de cancelamento se você desistir da viagem depois de cinco minutos da sua solicitação, exceto se o motorista se atrasar mais de cinco minutos para chegar ao local da solicitação. Estas quatro variáveis são diferentes em cada cidade de atuação, conforme mostra nossa tabela de tarifas da Uber, bem como nas diferentes modalidades de serviço oferecidas (UberX, UberSelect, UberBlack).

Obtenha detalhes da tarifa Uber para cada serviço utilizado clicando no ícone i com um círculo.
Obtenha detalhes da tarifa Uber para cada serviço utilizado clicando no ícone i com um círculo.

Reduzir o tempo de deslocamento ou a distância percorrida no trajeto?

As duas formas de economizar no Uber levando em conta apenas o trajeto são: diminuir o tempo de deslocamento ou reduzir a distância percorrida em sua viagem. A premissa de que vale um caminho mais longo, porém mais rápido, levada a cabo pela Uber, nem sempre é verdade. Em geral, para cada quilômetro acrescido na viagem para fugir do trânsito deve existir pelo menos cinco minutos de economia na duração do trajeto para compensar fazer um caminho mais longo.

Você pode, por exemplo, pedir o Uber em uma rua próxima ou na mão de direção que já leve ao destino ou, seguindo a mesma ideia, escolher um destino próximo ao ponto de interesse para desembarque, evitando voltas e retornos desnecessários. Em locais de grande aglomeração, como shoppings, jogos de futebol ou shows musicais, descer um pouco antes diminui o tempo de deslocamento.

Tarifa dinâmica pode multiplicar o valor da sua viagem

Ao contrário do táxi e de outros aplicativos como o Cabify, o preço da sua viagem com a Uber pode ser alterado em função da oferta e da demanda, multiplicando em até cinco vezes cada um dos fatores utilizados para calcular o preço final da corrida. A lógica é simples: quando há muitas solicitações de viagens e poucos motoristas, o valor da tarifa aumenta para estimular outros motoristas a se deslocarem para a região com poucos carros.

No início da operação, o fator multiplicador da tarifa dinâmica era mostrado claramente ao usuário e, em algum momento, ele até deveria digitar o fator para entender que se tratava de uma cobrança superior ao valor padrão. Quando não haviam muitos motoristas cadastrados, a tarifa dinâmica era muito comum. Atualmente, costuma ser vista em saídas de eventos e jogos, em greves de transporte coletivo, em dias de chuvas e alagamentos ou em feriados de Carnaval, Natal e Ano Novo e com um aviso de que as tarifas podem ser um pouco mais altas do que o normal.

Hoje, em um trajeto que você não faz habitualmente e nem faz muita ideia do preço, para descobrir se o valor está na tarifa normal ou dinâmica você deve tocar na opção de serviço escolhida (X, Select, Black ou Vip) e, em seguida, tocar no valor para ver o cálculo detalhado da tarifa, comparando o valor base estipulado com o valor padrão da tabela de tarifas da Uber.

Agendamento de viagens

Um recurso interessante e pouco utilizado é o agendamento prévio de viagens. O aplicativo Uber permite definir com antecedência viagens e, desta forma, pagar o preço vigente sem incorrer na tarifa dinâmica. Além da economia, o agendamento permite evitar esquecimentos e atrasos nos momento de correria, uma vez que o carro estará a sua disposição no horário combinado.

Escolha uma modalidade de Uber mais econômica

A Uber oferece diversas modalidades de serviço, cada uma com um nível de conforto diferente. Dentre as modalidades de transporte efetivamente individual, temos o UberX, UberSelect e o UberBlack no Brasil. O UberX é o mais barato, o UberSelect é cerca de 10% mais caro e o UberBlack é cerca de 30% a 50% mais caro, embora todos geralmente sejam mais econômicos que um táxi. Criaram, recentemente, o UberVip, equivalente ao UberX, mas com motoristas mais bem avaliados para passageiros frequentes. E, para passageiros com grandes bagagem, o XBag e o BlackBag são opções às vezes disponíveis, bem como o UberBike para quem quer levar a bicicleta para casa após um passeio.

Os requisitos de carros mudam para cada modalidade: enquanto o UberX tem carros mais populares, o Select tem carros populares um pouco melhores e mais novos e o Black tem carros sedã premium, novos e espaçosos. Nas cidades pequenas é encontrado somente o X enquanto, nas médias, você encontra o Select e, nas grandes capitais, o Black também está presente.

Para quem tem tempo sobrando e quer economizar ao máximo, o UberPool é uma boa opção. Neste serviço, você compartilha a viagem com outros usuários cuja origem e destino esteja no itinerário da sua viagem e economiza até 40% em relação ao UberX. Enquanto o preço é uma tentação, o deslocamento pode demorar bem mais devido ao desvio de percurso para embarque e desembarque de outros passageiros que são indicados pelo caminho.

Modalidades de Uber disponíveis em São Paulo/SP.
Modalidades de Uber disponíveis em São Paulo/SP.

 

Agora que você já sabe como economizar na Uber, conte para nós qual o seu método preferido para pagar menos na sua próxima viagem.

Thiago Rodrigo Alves Carneiro, 41, é graduado em Matemática e em Estatística pelo IME-USP e sócio-proprietário de A vida é feita de Desconto. Com espírito empreendedor, usa sua inspiração para investir e criar negócios sustentáveis usando a tecnologia, a internet e uma pitada de inovação como forma de ajudar as pessoas a realizarem seus sonhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.