Afiliados reclamam diariamente que divulgaram um determinado produto ou loja e se surpreenderam com as poucas vendas em um determinado momento. É possível que o afiliado esteja sofrendo com o problema de transação fantasma, isto é, a não identificação de vendas realizadas por afiliados, que tira parte significativa dos lucros de publishers e, às vezes, das redes de afiliados.

Um dos motivos para a loja ou a rede não enxergar uma venda realizada pelo publisher é não montar corretamente o link de afiliado para páginas, campanhas e produtos específicos (deeplink). Os links para a página inicial ou pré-definidos pela rede de afiliados não costumam dar problemas, pois já contém todas as informações necessárias para o rastreio da conversão. Em algumas redes, como Lomadee, CityAds, Optimise e Action Pay, o processo é automático e com pouca chance de erro. Por outro lado, Awin, Afilio, Indexa e outras redes que não inserem ou removem parâmetros de forma automatica nos links, tem métodos de construção de deeplinks suscetíveis a erros.

Um link ou URL geralmente é dividido em duas partes: a URL base, que indica o servidor (domínio) e o caminho do arquivo onde está a informação, e a query string, onde são passados parâmetros que serão tratados na montagem da página. A query string pode ou não estar presente na URL mas, em links de afiliados, geralmente é ela quem informa à loja a rede, a mídia e o afiliado de origem.

Por exemplo, a URL http://www.casasbahia.com.br/?Filtro=D20200&Ordenacao=MaisVendidos contém a URL base em verde que indica ser uma página hospedada no domínio www.casasbahia.com.br e, após o sinal de ?, dois parâmetros, Filtro com o valor D20200 e Ordenacao com o valor MaisVendidos. Os parâmetros Filtro e Ordenacao são variáveis utilizadas para exibir a página de forma correta. O operador ? liga a URL aos parâmetros e o operador & liga dois parâmetros; quando uma URL não tem parâmetros e você precisa acrescentar um, use o operador ? e, caso já haja algum parâmetro, você acrescenta mais um usando o operador & para concatenar um a um.

Em outro exemplo, a URL http://www.allbags.com.br/produto/mochila-supertaboo-spark-lines-kipling-68270 só contém a URL base que aponta para o domínio www.allbags.com.br e o caminho para o arquivo em /produto/mochila-supertaboo-spark-lines-kipling-68270, sem nenhum parâmetro.

O mesmo ocorre com a URL https://www.submarino.com.br/categoria/celulares-e-smartphones/f/tag-tag_cupomtel0307_sub que aponta para o domínio www.submarino.com.br e o caminho para o arquivo em /categoria/celulares-e-smartphones/f/tag-tag_cupomtel0307_sub e usa protocolo HTTP seguro (https) ao invés de protocolo HTTP das duas primeiras URLs. O protocolo HTTPS é obrigatório em páginas de pagamento e transação bancária, por exemplo, e é fortemente recomendado para todo o site, embora possa apresentar uma navegação um pouco mais lenta.

Até aqui, falamos somente de URLs “puras”, isto é, sem nenhuma identificação de afiliado.

Porém, para o que queremos, precisamos mostrar como se dá a inserção dos parâmetros de origens de afiliação, qual o significado de cada parâmetro e como preparar a URL original para receber o link de afiliação sem riscos de perder a venda por culpa de um link mal construído.

Para a primeira URL, referente a Casas Bahia, o nosso link final de afiliado na Awin será https://ad.zanox.com/ppc/?29809820C70255034&ULP=[[http://www.casasbahia.com.br/Filtro=D20200&Ordenacao=MaisVendidos&utm_source=zanox&utm_medium=deeplink&utm_campaign=deeplink]] e, desta forma, você pode observar que o parâmetro ULP na Awin contém a URL, os parâmetros originais da loja e os parâmetros de identificação da rede (utm_source, o mais importante), da mídia (utm_medium) e da campanha (utm_campaign). A Awin não remove parâmetros de URL no gerador de deeplinks e, caso haja algum outro parâmetro de utm na URL original, pode haver confusão de qual é o valor correto. Em resumo, se for passado um utm_source que não seja o da rede ou se for passado mais de um utm_source, a venda poderá não ser computada por não reconhecimento da origem. Os colchetes servem para não misturar parâmetros da URL de destino da loja com a URL de traqueamento da rede de afiliados, embora a Awin saiba fazer isso bem mesmo sem os colchetes.

A segunda URL, referente a AllBags, tem como link final de afiliado na CityAds http://nfemo.com/click-HQBIY6IV-SLZKVXTQ?bt=25&sl=http://www.allbags.com.br/ e, deste modo, você pode observar que o link da loja vai após o parâmetro sl e, depois de clicado, já insere os parâmetros de identificação de rede automaticamente. O mesmo ocorre com a Optimise, onde o parâmetro r faz papel semelhante ao parâmetro sl e deve ser acrescentado no link da home dado pela rede para obter o deeplink.

A terceira URL, referente ao Submarino, tem como link final de afiliado direto via Afiliados.com.br https://www.submarino.com.br/categoria/celulares-e-smartphones/f/tag-tag_cupomtel0307_sub?opn=AFLNOVOSUB&franq=AFL-03-20821 onde são inseridos os parâmetros opn (origem de tráfego) e franq (código do afiliado). Caso haja mais de um parâmetro franq, o sistema não saberá a qual afiliado atribuir a venda e, em caso de mais de uma opn, poderá haver confusão ao identificar a mídia. Ao mesmo tempo, caso a opn não seja AFLNOVOSUB, AFLACOM ou AFLSHOP para Submarino, Americanas e Shoptime (grupo B2w), nesta ordem, pode não ser reconhecido como um link de afiliado (há outras opns com descontos especiais da loja para bancos e cartões, cartão da loja, e-mail, etc). Aqui não há uma parte de link de rede pois trata-se de uma relação direta entre a loja e o afiliado.

Outro ponto importante é que há redes de afiliados onde você precisa reconstruir o link manualmente, como a Afilio e a Indexa, onde o deeplink é sempre obtido ao acrescentar o parâmetro url ao final do link da rede. Por exemplo, para a loja Cantão, o nosso link base de afiliado é http://v2.afilio.com.br/tracker.php?banid=1074620&campid=23741;1171&siteid=28286 e, para obter um deeplink, primeiro você precisa acessar o link base e obter os parâmetros que ele acrescenta na URL da loja (utm_source=afilio&utm_campaign=txt_28286) e, então, montar o deeplink acrescentando o &url= com a url da loja e os parâmetros de rede encodados (use um gerador de URL encodada ou seu editor de texto avançado como o EditPlus), gerando o deeplink http://v2.afilio.com.br/tracker.php?banid=1074620&campid=23741;1171&siteid=28286&url=http%3A%2F%2Fwww.cantao.com.br%2Fmelhor-da-liqui%3Futm_source%3Dafilio%26amp%3Butm_campaign%3Dtxt_28286.

Em redes como a Lomadee, basta colocar o link original na plataforma e você já obtém o link de afiliado encurtado, em um processo automatizado e sem nenhuma preocupação adicional. Porém, quando a campanha é fechada, você fica sem saber qual era a URL original da loja.

Quando você se apropria de um link de loja proveniente de outra rede, de outro afiliado, enviado por e-mail ou obtido em rede social, com ou sem descontos especiais, é necessário ter atenção ao convertê-lo em seu link de afiliado. Na maioria dos casos, os parâmetros de identificação de rede ou mídia serão representados por utms e é altamente recomendado retirá-los da URL a ser convertida; há lojas que usam parâmetros parecidos com id, afiliado ou partner para representar a mídia de tráfego e, neste caso, esses parâmetros assumem o papel de parâmetro principal ao invés das utms e devem ser retirados antes da montagem do link.

Thiago Rodrigo Alves Carneiro, 41, é graduado em Matemática e em Estatística pelo IME-USP e sócio-proprietário de A vida é feita de Desconto. Com espírito empreendedor, usa sua inspiração para investir e criar negócios sustentáveis usando a tecnologia, a internet e uma pitada de inovação como forma de ajudar as pessoas a realizarem seus sonhos.

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite
    Terias como fazer um artigo explicando como, em uma loja de e-commerce eu ter pessoas afiliadas a minha loja? Como montar esse gerador de links no meu próprio site e permitir afiliados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.