Uma pergunta recorrente em nosso atendimento por e-mail, WhatsApp ou nas redes sociais é: como A vida é feita de Desconto consegue achar tantos cupons?

Em oito anos no ramo, aprendemos e aperfeiçoamos as várias formas de obter códigos promocionais para as mais variadas lojas online e aplicativos. Apesar de não resolver todos os problemas, traz cupons válidos para cada 7 em 10 lojas que incluímos em nosso marketplace.

Caçando cupons em sites de cupons de desconto

A concorrência é a forma mais intuitiva pela qual começamos a nossa busca por um novo cupom de uma loja existente ou por cupons para uma loja que acabamos de inserir no site. Usar termos como cupom + loja, cupom de desconto + loja, desconto + loja, cupom desconto + loja e, eventualmente, acrescentar a isso a palavra primeira compra se for o seu primeiro pedido. Mais do que isso é pouco efetivo e não muda os resultados, como incluir o mês e o ano ou o nome de algum produto ou categoria.

Dentre os principais concorrentes, começamos pelo ex-vizinho Cuponomia, que nasceu na mesma época que nós, e pelo Radar Cupom, a melhor revelação nos últimos anos. Às vezes olhamos o Pega Desconto, o Cupom Válido, o Cia dos Descontos e o Cuponation, nesta ordem, para melhorar a visão dos cupons de uma loja específica. Evitamos visitar o Oficina da Net ou 1001 Cupom de Descontos, Cupom.org e o Agora Cupom, pois a maioria dos cupons ali presentes restam inválidos. Sites de notícias com cupons, como R7, ClimaTempo, Lance, dentre outros, tem conteúdo semelhante ao site principal de quem os administra e já olhamos antes.

Os primeiros cupons da página de cupons de uma loja ou os códigos da capa tendem a ser os mais recentes e confiáveis. As lojas maiores e mais pesquisadas tendem a ter mais cupons que funcionam.

Descobrindo cupons em redes sociais

Visitar o Facebook ou o Instagram da sua loja favorita pode ser uma excelente forma de achar uma publicação com um cupom para quem é fã da loja e consiste em uma clássica estratégia de trabalhar a recorrência clientes antigos.

O Facebook tem uma seção para verificar todos os anúncios ativos de uma página e ali podem existir cupons que não aparecem no feed, mas impactam usuários com mídia paga da loja.

Seguir a #cupomloja no Instagram é uma nova forma de ampliar o espectro de possibilidades nos casos em que outras formas não geraram um cupom válido. Em especial, vendedores de marcas de moda amam postar seu cupom de indicação desta forma.

Simule uma compra e abandone o carrinho

Um quase-cliente provavelmente está mais próximo de virar um cliente do que alguém que nunca teve contato com a loja, não é mesmo?

A tática é colocar alguns produtos no carrinho, começar o cadastro com nome, e-mail, endereço e, na tela de pagamento, até chegar a digitar os primeiros números do cartão. Em seguida, você fecha a janela sem dó e nem piedade. É como criança sem pirulito, que faz qualquer coisa para ganhar a recompensa: te dar um desconto pode ser a melhor tática possível.

Durante a navegação na loja é possível aparecerem janelas e até roletas pedindo o e-mail em troca de um cupom de primeira compra. Em alguns casos, com alguns segundos; em outros, de 5 a 10 minutos. Existe até a possibilidade de negociar um desconto com ferramentas de negociação automática de preço, disponível em algumas lojas.

Observar sua navegação e os anúncios exibidos

Ao chegar no e-commerce e simular uma compra, ele entende que algo atraiu a sua atenção e você é um potencial cliente. E não vai querer perder você sem antes lutar pela sua compra de todas as formas.

Estratégias de remarketing com banners e anúncios de contexto por onde você navegar servem para fixar a marca na sua cabeça. Eventualmente, combinar um código de cupom no banner pode ser o que faltava para a sua vontade de comprar se transforme na sua próxima aquisição. Em especial, recomendo muita atenção aos anúncios em sites de notícias, que são os mais caros e precisam trazer vendas para recuperar o investimento.

Pedir códigos no atendimento da loja ou do site de cupons

A maioria das lojas possui um e-mail e, em alguns casos, até um chat ao vivo. Use esses canais de atendimento para mostrar a sua vontade em comprar, mas desde que haja uma contrapartida de voucher da loja. Às vezes, funciona!

Alternativamente, os melhores sites de cupons possuem um canal exclusivo para pedir cupom da sua loja predileta. Eles costumam responder e, em alguns casos, até revisam o conteúdo percebendo a necessidade do usuário.

Bônus: cupons e comissões em redes de afiliados

Para os viciados em usar cupons em todas as compras online, é possível se cadastrar nas principais agências ou redes de afiliados. Cada rede possui vínculo com dezenas ou centenas de lojas e há planilhas de cupons dos anunciantes que disponibilizam códigos promocionais ou material promocional na própria plataforma.

As redes de afiliados que usamos em A vida é feita de Desconto são Awin, CityAds, Lomadee, Afilio, ClickWise, Afiliados.com.br, ActionPay, Optimise Media, Trade Tracker, DGMax Interactive e Magafilio para lojas nacionais. Nas lojas internacionais, contamos com a Commission Junction. É possível até criar links e obter comissões em suas próprias compras!

Thiago Rodrigo Alves Carneiro, 41, é graduado em Matemática e em Estatística pelo IME-USP e sócio-proprietário de A vida é feita de Desconto. Com espírito empreendedor, usa sua inspiração para investir e criar negócios sustentáveis usando a tecnologia, a internet e uma pitada de inovação como forma de ajudar as pessoas a realizarem seus sonhos.

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