Casas Bahia e Ponto Frio criam serviço de reserva online e pagamento em loja

Dezessete lojas de São Paulo/SP já contam com um novo serviço da Via Varejo: a operação Reserva Site, onde o cliente pode reservar o produto na loja online do Ponto Frio ou das Casas Bahia e, em até 24 horas, efetuar o pagamento e retirada na filial escolhida no momento da reserva. O produto fica disponível para retirada em minutos após a conclusão da reserva e os preços praticados são os mesmos da loja online.

A estratégia visa reforçar o conceito de omnichannel, tornando a jornada de compra ainda mais ágil e conveniente e integrando cada vez mais as experiências no online e no físico. “A omnicanalidade é um dos pilares que vem transformando digitalmente a Via Varejo para trazer muito mais autonomia ao cliente, permitindo que ele compre onde e como quiser, de acordo com sua necessidade, preferência e conveniência”, explica Flávio Salles, diretor da Via Varejo.

A novidade permite incluir no comércio eletrônico de duas grandes marcas do varejo aqueles clientes que não possuem cartão de crédito, não tem conta em banco, tem medo de colocar dados pessoais na internet ou que desconfiam de que a loja possa entregar o produto – e, exatamente por isso, deixam de efetuar uma compra online.

A popularização das compras online se deu pela política de preços inferior às lojas físicas. Há algum tempo, clientes podem comprar online e retirar nas lojas usando o serviço Retira Rápido, evitando o custo do frete e preocupações de ter alguém para receber na data e horário da entrega. Com esta nova iniciativa da Via Varejo, começamos a ver um movimento para o aprimoramento da experiência de compra, seja para incluir novos consumidores, seja para preencher necessidades que as compras pela internet geram. Dentre estas necessidades, percebemos a importância do esclarecimento de dúvidas sobre o item, a possibilidade de experimentar o produto físico, o transtorno ao devolver itens com defeito através de logística reversa ou a garantia de ir à loja e encontrar o item desejado.

Para os usuários de A vida é feita de Desconto, finalmente é possível usar cupons de desconto da Casas Bahia e do Ponto Frio na modalidade de reserva online com pagamento e retirada em loja. Na prática, devem diminuir os conflitos de negociação entre gerentes, vendedores e consumidores pela cobertura do preço da internet na compra presencial, pois o cliente agora pode se dirigir à loja física com o preço da loja online já garantido, sem depender de uma negociação gerencial para obter algum desconto. Ou, para os mais criativos, é possível comparar o preço da loja com o do site, fechar a reserva online, pagar na hora e, em minutos, retirar ali mesmo.

A Via Varejo pretende expandir o serviço Reserva Site para as lojas da Casas Bahia e do Ponto Frio de todo o Brasil até o final de 2018. Porém, não há informações sobre a inclusão da bandeira Extra.

  • 15
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    15
    Shares

Autor Thiago Rodrigo Alves Carneiro

Thiago Rodrigo Alves Carneiro, 38, é graduado em Matemática e em Estatística pela USP e sócio-proprietário de A vida é feita de Desconto. Com espírito empreendedor, usa sua inspiração para investir e criar negócios sustentáveis usando a tecnologia, a internet e uma pitada de inovação como forma de ajudar as pessoas a realizarem seus sonhos.

Mais posts por Thiago Rodrigo Alves Carneiro

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.