A vida é feita de Desconto muda endereço do site em março de 2017

O marketplace A vida é feita de Desconto, referência em cupons de desconto para centenas das principais lojas on-line do Brasil e do exterior, decidiu realizar alterações no endereço do site como forma de reposicionar a concepção da marca e criar melhores condições para competir nas buscas orgânicas associadas aos serviços de cupons de desconto oferecidos pela marca desde outubro de 2012. Atualmente, a marca conta com cerca de 500 mil usuários únicos mensais no site e mais de 650 mil fãs nas redes sociais, um dos maiores números da indústria de cupons de desconto online no país.

O antigo endereço http://blog.thiagorodrigo.com.br deu lugar a url https://thiagorodrigo.com.br durante os desfiles de carnaval de 2017, uma das épocas que historicamente contam com o menor tráfego do ano para sites de códigos de desconto no Brasil.

De blog de desconto a marketplace de cupons de desconto

A vida é feita de Desconto começou como um blog sobre compras, consumo e assuntos aleatórios escrito por Thiago Rodrigo no longínquo ano de 2003 e, a partir de outubro de 2012, artigos com cupons de desconto para as principais lojas do país começaram a pipocar no mesmo endereço, alcançando rapidamente as primeiras posições do Google e dando notoriedade e referência para o blog enquanto um site de cupons de desconto até os dias atuais.

“Com mais de 750 lojas no início de 2017 e totalmente voltado ao serviço de cupons grátis e sem cadastro para lojas virtuais, a palavra blog causava muito desconforto, alguma desconfiança entre usuários e falta de credibilidade na prospecção de novos parceiros”, conta o CEO Thiago Rodrigo Alves Carneiro, justificando um dos motivos para a mudança de endereço. Outro motivo foi o uso de https, protocolo mais seguro para a exibição de páginas, confirma Carneiro: “o uso do protocolo https é fator de classificação para o Google e é bem visto para o usuário”.

Tem cupom de desconto até na esquina: whitelabels e multinacionais de cupons que pipocam por todo o lado

Além do incômodo causado pela expressão blog de cupons ou blog de descontos, o serviço começou a enfrentar a concorrência pesada na captação de tráfego orgânico com o ingresso de novos players. “Durante os últimos 12 meses, surgiram ao menos dez novos sites a partir de players do exterior que vieram ao Brasil e, principalmente, com os whitelabels de cupons, isto é, players que ‘espelham’ o próprio serviço ao se associar e hospedar cupons em sites de conteúdo”, analisa Carneiro.

Sites como iG Cupons e Descontos Climatempo, ambos com gestão da multinacional Cuponation, Cupom de Desconto Tecmundo com gestão da Rebatly (ex-Cupons Mágicos no Brasil) ou os portais Sul21, MeioBit ou Tecnoblog em parceria com a 1001 Cupons de Desconto são os melhores exemplos de whitelabels no mercado brasileiro, obtendo um rápido crescimento orgânico e tomando posições de busca importantes dos antigos players como A vida é feita de Desconto e Cia dos Descontos, dois pioneiros neste mercado. “A fórmula de cupons de desconto e conteúdo em portais já consagrados em notícias parece ser a bola da vez no Brasil”, analisa o responsável por um outro serviço de cupons.

Ao mesmo tempo, sites internacionais como Picodi, Rebatly e Radar Cupom começaram a investir forte no mercado brasileiro e os gigantes SaveMe, Groupon e Cuponeria viram uma oportunidade nos cupons para lojas virtuais, conseguindo resultados orgânicos importantes e tornando a briga por uma posição na primeira página de cupons de desconto das principais lojas uma disputa muito acirrada.

A decisão envolve riscos e também tem caráter estratégico, segundo o proprietário de A vida é feita de Desconto: “Combinar bons conteúdos com cupons de desconto confiáveis em um mesmo lugar é o melhor que qualquer site de cupons deve fazer para prosperar organicamente perante o Google nos próximos tempos, ainda que custe sumir do Google por algumas semanas.”

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Autor Thiago Rodrigo Alves Carneiro

Thiago Rodrigo Alves Carneiro, 38, é graduado em Matemática e em Estatística pela USP e sócio-proprietário de A vida é feita de Desconto. Com espírito empreendedor, usa sua inspiração para investir e criar negócios sustentáveis usando a tecnologia, a internet e uma pitada de inovação como forma de ajudar as pessoas a realizarem seus sonhos.

Mais posts por Thiago Rodrigo Alves Carneiro

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.