Saiba mais sobre ThiagoRodrigo.com.br

 

Estamos em 2014, onde é muito fácil fazer um site ou blog, pois há temas para WordPress, Blogger, Joomla e outros gerenciadores de conteúdo onde é possível tão somente se preocupar em criar conteúdo. Entretanto, em 1999, quando comecei a fazer este site pessoal, as coisas não eram exatamente assim e a tarefa foi bastante árdua.

  1. Histórico
  2. Tecnologias e softwares utilizados

Histórico. De um site pessoal para aulas de Matemática e, hoje, um serviço gratuito de cupons de desconto.

A ideia

Desde 1999, quando eu comecei a desenvolver websites na teia do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo  (IME-USP), era visível a necessidade de construir um website pessoal pela necessidade e vontade de divulgar o meu trabalho e a curiosidade no retorno que isso poderia dar. A ideia amadureceu aos poucos e precisava ser implementada com cuidado e capricho pois eu queria criar uma página web que fosse um retrato fiel do meu trabalho.

Primeiros passos

Em outubro de 1999 foi ao ar a primeira versão deste site, hospedada no IME-USP, com poucas seções e destinado primordialmente a divulgação de serviços de criação de páginas e aulas particulares. O retorno foi surpreendente, servindo de estímulo para empreender mais tempo cuidando da página. O site passou por uma primeira reformulação no final de 2001, quando ganhou uma estrutura mais profissional, isto é, uma página de entrada com informações pessoais e algumas categorias de informações e serviços (assuntos pessoais, serviços prestados, interação). Novamente o público aceitou bem as mudanças e o retorno foi cada vez maior, tanto em contratos de serviços quanto em colaborações.

Primeiros Domínios .COM.BR

O aumento das ofertas de serviço e do número de visitantes exigia uma solução mais profissional e tudo convergia para a adoção de domínios .com.br registrados no Registro.br. Em julho de 2003 reservei os primeiros domínios e no dia do meu aniversário, em 28 de outubro de 2003, nasceu o domínio THIAGORODRIGO.COM.BR, na época o meu site pessoal e profissional. Juntamente com este domínio foram adquiridos os domínios AULASDEMATEMATICA.COM.BR e AULASDEESTATISTICA.COM.BR, para aulas particulares de Matemática e Estatística, respectivamente. Ou seja, o site passava a contar com a credibilidade de um domínio .COM.BR.

AulasdeMatemática.com.br

Até fevereiro de 2006, as informações sobre as aulas particulares ficavam misturadas com o meu website pessoal, o que não é o mais recomendável. Em 28 de fevereiro de 2006 nasceu o AulasdeMatemática.com.br, o braço direito do meu site pessoal, com informações completas sobre as aulas particulares de Matemática, Estatística e Matemática Financeira que eu ofereci no período até dezembro de 2012. A presença do AulasdeMatemática.com.br no segmento de aulas de Matemática, Estatística e Matemática Financeira na internet tornou-se bastante significativa. O site ocupa o primeiro lugar do Google e de outros importantes buscadores em praticamente todas as buscas sobre aulas particulares e professor particular para estes assuntos. Ainda assim, melhorar o que funciona bem é importante para manter os bons resultados e, neste sentido, foram criados os domínios AULADEMATEMATICA.COM.BR, PROFESSORDEMATEMATICA.COM.BR, AULADEESTATISTICA.COM.BR, PROFESSORDEESTATISTICA.COM.BR e ANALISEESTATISTICA.COM.BR, além de todas as extensões .COM e .NET, preenchendo todas as principais possibilidades de domínios para os serviços que ofereço.

Primeira monetização (Google AdSense)

A partir de fevereiro de 2005, os sites THIAGORODRIGO.COM.BR e AULASDEMATEMATICA.COM.BR ganharam o primeiro serviço externo com a busca através do Google. Esta abertura permitiu que a partir de 13 de julho de 2006 o site começasse a contar com a publicidade contextual do Google AdSense e com a busca também monetizada por este programa. O programa Google AdSense, gerenciado pelo Google, mostrou-se uma solução simples, rápida e eficaz de publicidade, com anúncios relevantes baseados no conteúdo do site e que dá retorno através de buscas e cliques nos anúncios relacionados. O retorno publicitário representou algo em torno de US$ 100 dólares mensais até o final de 2012, suficientes para cobrir todos os custos de manutenção e hospedagem da página.

Mais oportunidades de monetização

O sucesso do Google AdSense me fez abrir a mente para encontrar novas parcerias.

A segunda parceria, a partir de janeiro de 2007, foi o Hotwords, que insere links nos textos da página com publicidade contextual. O retorno é razoável, ainda mais considerando que ele não “canibaliza” a publicidade do Google AdSense pelas diferenças entre os dois formatos. Depois, surgiu a Spider.Ad, uma solução alternativa ao Hotwords mas que rentabiliza melhor.

A terceira parceria foi com o Submarino, a partir de junho de 2007. Ao inserir banners e criar links para produtos vendidos no site do Submarino é possível ganhar uma comissão de até 8% nas vendas iniciadas a partir do meu site.

A quarta parceria, iniciada em julho de 2007, foi com o Buscapé / Lomadee. No Buscapé é possível fazer a comparação de preços de qualquer tipo de produto e o ganho do site ocorre através de cliques nos banners do Buscapé ou de cliques no link de comparação de preços de um produto seguido de clique para alguma das lojas que ofereça o produto. Em 2012, como você verá a seguir, o site começou a ser efetivamente monetizado.

Consolidação do e-commerce e programas de afiliados

A partir de outubro de 2012, o meu blog começou a divulgar cupons de desconto, ganhando comissão por venda/ação (CPV ou CPA) de alguns programas de afiliados já mencionados como Lomadee e Afiliados Submarino, atualmente junto com Americanas e Shoptime em Afiliados.com.br. Também fiz parcerias com outros programas de afiliados, como AfilioZanoxNetAffiliationEffiliationPublic-IdeesConfilioGlispaDGMax Interactive, Comission Junction e Link Share.

A vida é feita de Desconto

A partir de 2013, por força da desapropriação sofrida pelo Metrô no imóvel da Av. Vereador José Diniz 2804, parei de dar aulas e comecei a me dedicar a atividade de empreendedor digital, divulgando cupons de desconto de mais de uma centena de lojas virtuais, com destaque para Netshoes, Centauro, Dafiti, Submarino, Americanas, Shoptime, Walmart, Fnac, Livraria Saraiva, Livraria Cultura, Extra, Ponto Frio, Casas Bahia, Oppa e Mobly, dentre outras lojas. Foi uma excelente escolha.

Finalmente, WordPress

Chega um momento que vira uma árdua tarefa cuidar do layout e do conteúdo e manter-se atualizado a tantas tecnologias e soluções. Um amigo meu, excelente designer, me convenceu a utilizar o WordPress, que inclui muitos temas maravilhosos e responsivos a qualquer tipo de máquina, navegador e dispositivo e me deixando à vontade para se preocupar somente com o conteúdo. Escolhi os temas Mexin (para A vida é feita de Desconto), Gonzo e Salient e passei somente a incluir o conteúdo do site pessoal antigo na raiz de ThiagoRodrigo.com.br, atualizando com as novidades sobre consumo, humor, cultura e tecnologia, além da minha opinião sobre fatos cotidianos, que eu sempre adoro compartilhar.

Tecnologias e softwares utilizados

Vários softwares e linguagens são utilizados no desenvolvimento e funcionamento deste site, conforme você pode conferir abaixo:

  • Linguagens de formatação e descrição de documento: HTML 4 e 5 (Hyper Text Markup Language) e CSS 2 e 3 (Cascading Style Sheets).
  • Hospedagem, Servidor HTTP, scripts dinâmicos e banco de dados: Servidor Web Apache 2, web scripting com PHP 5 (Hypertext PreProcessor), banco de dados MySQL 5 gerenciado via PHPMyAdmin 3, primeiro com o Jefferson Midei na JMWeb, depois na KingHost e, finalmente, em um servidor dedicado m1.large na Amazon Web Services em São Paulo/SP.
  • Edição de imagens, vídeos e documentosAdobe Photoshop, Adobe Acrobat Profissional.
  • Edição de textoEdit Plus 3.
  • Conexão: internet banda larga Virtua 60MB, cliente FTP/SFTP File Zilla, cliente SSH Putty.
  • Scripts PHP/MySQL: blog da b2evolution, fórum de discussãoPHPbb. As demais soluções são caseiras.
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Autor Thiago Rodrigo Alves Carneiro

Thiago Rodrigo Alves Carneiro, 36, é paulistano do Campo Belo, sócio-proprietário de A vida é feita de Desconto e professor graduado em Matemática e Estatística no IME-USP.

Mais posts por Thiago Rodrigo Alves Carneiro

Deixe um comentário