Lojas encerradas no marketplace de cupom de desconto

O Brasil viveu vários anos de crescimento econômico com abertura de inúmeros novos negócios e, agora, vive uma recessão que afeta empresas de todas as áreas, inclusite lojas e serviços on-line de todos os ramos. Neste cenário, muitas lojas foram inicialmente inauguradas em um boom do mercado on-line e, agora, diversas dessas lojas recém-criadas e várias marcas tradicionais fecharam ou foram incorporadas a outras pela inviabilidade do negócio ou pelo aumento de impostos.

A vida é feita de Desconto não pretende ser um catálogo de todas as lojas e serviços on-line existentes no Brasil ou no mundo, mas um marketplace com lojas relevantes seguindo os critérios de número de consumidores e visitas mensais, oferta de cupons de desconto, relevância e tradição de marca on-line ou off-line, reputação em repositórios de proteção ao consumidor e inovação no produto ou serviço ofertado. Portanto, não aceitamos a inclusão de lojas recém-criadas com alguns milhares de visitantes e nenhuma reputação comprovada ao consumidor, a grande maioria dos casos que nos procuram solicitando a inclusão de cupons.

Seguindo o princípio de pareto, algumas poucas lojas provém quase todo o nosso faturamento em comissões e, portanto, ainda que tenhamos mais de 550 lojas neste início de 2016, não mais que uma centena delas é atualizada com frequência inferior ou igual a um mês. As demais lojas, seja pela ausência de novos cupons de desconto, seja pela baixa procura ou até pela mudança na possibilidade de monetização direta ou por rede de afiliados, são deixadas em segundo plano como o porão de uma casa e, de vez em quando, é necessário tirar a poeira e organizar este “espaço” composto por muitas lojas com pouca ou nenhuma monetização.

As tarefas mais corriqueiras no trabalho “profundo” de organização de um marketplace de descontos incluem a verificação de links – diretos ou de redes -, a correção de cupons e ofertas expiradas e a própria existência da loja ou serviço em si. No período de março a abril de 2016, em nossa primeira verificação “profunda”, encontramos mais de 10% de lojas inativas e mais de 25% de cupons e ofertas expiradas que, embora não representem muitos acessos, podem envergonhar a reputação de nosso site a um novo consumidor ávido por cupons e descontos. Em um mercado com crescimento superior a 100% ao ano, estimamos ao menos metade de novos usuários dentre o total de acessos obtidos por nós. E, convenhamos, reverter uma primeira imagem ruim não é uma tarefa nada fácil.

Dentre as decisões mais importantes no trabalho de revisão “profundo” trata-se de excluir ou não lojas encerradas e como direcionar lojas que efetuaram fusões com outras. Dentre nossos dois maiores concorrentes, duas decisões distintas: um deles decide manter uma página com a loja descontinuada sem qualquer cupom ou descrição, outro procede a exclusão da página desta loja visando evitar conteúdo desnecessário. Diante de situações tão diferentes, procedemos a um tratamento criterioso visando identificar oportunidades de negócio: as lojas que se uniram a outras tem sua página original de cupons redirecionada à página da loja que a incorporou, as lojas encerradas tem a página de cupons mantida com o aviso de encerramento das atividades – e futura inserção de cross-selling por categoria, oferecendo cupons de outras lojas populares do mesmo ramo – e as lojas com presença física e operação on-line descontinuada ganham um pequeno guia informativo de como encontrar as unidades físicas e meios de contato, além da venda cruzada já mencionada.

A abordagem adotada por A vida é feita de Desconto visa maximizar a exposição útil na busca orgânica, provendo informações relevantes ao usuário e novas oportunidades de negócio. Ainda há algumas experimentações para assegurar que esta seja a estratégia correta, mas acreditamos que esta pode ser uma boa escolha para equilibrar informação, monetização e novos usuários.

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Autor Thiago Rodrigo Alves Carneiro

Thiago Rodrigo Alves Carneiro, 36, é paulistano do Campo Belo, sócio-proprietário de A vida é feita de Desconto e professor graduado em Matemática e Estatística no IME-USP.

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