O Dia das Bruxas no Brasil: história, curiosidades, significados e comércio do Halloween

Brasileiros encontram espaço no calendário para comemorar Halloween

Festa comum nos Estados Unidos, o Halloween é comemorado no dia 31 de outubro e, além dos norte-americanos, países como Canadá, Escócia, Inglaterra e Irlanda mantém a tradição e festejam a data. No Brasil, apesar de não fazer parte do folclore do país, o Dia das Bruxas, como ficou conhecido, também é lembrado, principalmente em escolas, clubes, empresas e grupos de amigos que organizam as celebrações. Principalmente as escolas de idiomas, que utilizam a data como forma do aluno vivenciar a cultura do país.

História

Muitas são as vertentes sobre a origem da festa. Alguns acreditam na parte histórica do Halloween e outros tratam como evento ligado à religião. Certo é que a origem data de alguns séculos atrás, como na passagem que fala do povo celta, há aproximadamente 2500 anos atrás, que acreditava na saída dos espíritos dos cemitérios para assustar os vivos em 31 de outubro. E para espantar esses fantasmas, os celtas colocavam em suas casas, objetos como caveiras, ossos e abóboras decorados.

Religiosos cristãos, por exemplo, criticam as comemorações por encararem-na como uma festa pagã, que propaga idéias e valores não cristãos, principalmente entre crianças e jovens, cujas imagens também vão contra os princípios da igreja e são contrárias à prática do bem. Na Idade Média, por exemplo, a Igreja perseguia e condenava à fogueira aqueles que comemoravam o Dia das Bruxas. Para combater essas influências na Europa Medieval, a Igreja instituiu o Dia de Finados, comemorado em 02 de novembro.

Símbolos e curiosidades

Com o passar dos anos, o Halloween se desvinculou da religião e a data passou a ser encarada como brincadeira e festividades. Melhor para as crianças, que aproveitam o dia e percorrem a vizinhança com o tradicional bordão “doces ou travessuras”, que invariavelmente rendem várias guloseimas ao final do dia.

Outra característica das comemorações são as vestimentas utilizadas pelos participantes da ocasião – roupas que remetem ao terror, como bruxas, morcegos e monstros (Frankenstein é o preferido), além das decorações inerentes ao tema, como as tradicionais abóboras iluminadas, velas, caldeirões, gatos pretos, morcegos, dentre outros.

Os significados

Algumas dessas imagens tem significados nesse dia, como a abóbora, que representa a sabedoria e fertilidade; a vela, que segundo a mística, representa o s caminhos para os espíritos; o caldeirão, que serve para os convidados jogarem moedas e mensagens aos espíritos; a vassoura, que faz a limpeza da energia negativa e simboliza poder feminino; as moedas, que no final da festa são doadas aos que realmente precisam. Os bilhetes devem ser queimados para que os desejos sejam atendidos ao mais breve possível, já que a fumaça os levará para longe; a aranha e a teia significam os caminhos para seguir adiante; os morcegos, que captam as distâncias através da energia e enxergam além; o sapo representa a sabedoria e magia femininas, além de ser um símbolo de atributo dos mortos; o gato preto, que é símbolo de recolhimento espiritual, autoconfiança, independência e liberdade.

Outros símbolos também estão relacionados com o Dia das Bruxas, como castelo mal assombrado, cemitério, lua cheia, lobisomem, caveiras, túmulos, múmias, morte e histórias de terror. Nos Estados Unidos, a brincadeira mais realizada é colocar várias maçãs numa bacia d’água e os participantes devem resgatá-las mordendo, sem utilizar as mãos.

Comércio

Para os comerciantes norte-americanos, a data é tão importante, que só perde em faturamento para o Natal. Já no Brasil, o movimento é maior dois dias após (2 de novembro), quando, boa parte dos cristãos, vão aos cemitérios homenagear os entes que partiram e em sua maioria, carregam flores ou pratos com as comidas preferidas de cada um.

Aos que seguem a tradição de Halloween, os produtos mais buscados são as fantasias de terror e de bruxas, abóboras, fantasmas, morcegos, além é claro, dos doces e livros que remetam às situações macabras para fazer jus ao mistério que o dia proporciona. É comum, ainda, empresas reservarem o dia para que cada funcionário fique à vontade para trabalhar caracterizados, além de realizar concursos e premiar a fantasia mais original.

Personagens mais famosos

Os meninos se inspiram muito com os super-heróis, por esse motivo acabam sendo as fantasias que mais fazem sucesso durante o Halloween. Os mais famosos são o Batman, o Super-Homem e agora o Ben 10 está fazendo muito sucesso. Além disso, as meninas também adoram as heroínas, como a Mulher Maravilha. É muito comum ver essas fantasias durante o Halloween!

As Monster High estão muito conhecidas pelo seu estilo diferenciado sem deixar a beleza de lado. Com maquiagens exóticas, cabelos coloridos e roupas fashions elas despertam a curiosidade das meninas e, sendo assim, esse ano será uma das fantasias mais comentadas durante o Halloween.

As fantasias de bruxos e bruxas são muito tradicionais, afinal, é o Dia das Bruxas! Você encontra vários modelos diferentes dessas fantasias, pode parecer que não, mas existem muitos estilos diferentes de Bruxinhas e bruxinhos. É só escolher aquela que mais combina com o seu filho e se divertir muito no Halloween!

As fantasias estão sempre presentes nesta data por serem assustadoramente queridas e bem diferentes. É uma forma da criança interagir com o mundo da imaginação, uma forma dela ser quem ela quiser e ser dona do seu próprio mundo. Use e abuse das fantasias, utilize a criatividade e use os acessórios de algumas com as roupas de outras para que seu filho seja o personagem que ele criou ou todos os personagens que ele ama.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Autor Thiago Rodrigo Alves Carneiro

Thiago Rodrigo Alves Carneiro, 36, é paulistano do Campo Belo, sócio-proprietário de A vida é feita de Desconto e professor graduado em Matemática e Estatística no IME-USP.

Mais posts por Thiago Rodrigo Alves Carneiro

Deixe um comentário